Prototipagem de produtos: como funciona e como pode ajudar o negócio




Criar um protótipo pode ser a chave para garantir o sucesso do seu negócio.

A tática de pular de partir de uma ideia inovadora diretamente para sua execução não é a mais segura.
Lançar um produto no mercado sem verificação é muito arriscado. Pode ser que ele não funcione da forma desejada, que os usuários não se identifiquem, ou até que simplesmente não exista demanda. 
É imprescindível validar antes! E uma das técnicas mais eficientes de validação é a prototipagem.

Prototipar um produto é o mesmo que criar uma representação que simula o funcionamento de uma invenção. 

Não é necessário que a ideia esteja em um estágio avançado para isso, já que é possível prototipar até um produto que até então só tenha uma funcionalidade, ou um tipo de interação com o usuário.

Um projeto de produto envolve várias fases, e é interessante fabricar um modelo em cada uma das fases, ideal é que ele seja bem barato, já que sua função é apenas de avaliação.
A partir desse projeto é que as melhorias no produto serão feitas. Portanto, há grandes chances de falha, mau funcionamento, ou até reprovação de usuários.

O nível de proximidade do protótipo com o produto final – chamado de “fidelidade" – pode variar de acordo com o propósito dele. Se ele foi feito para uma verificação mais simples precisa ser diferente do que em uma situação em que a precisão será testada, por exemplo. 

Prototipagem MVP 

O MVP (Minimum Viable Product), produto viável mínimo, é um tipo de prototipagem. Ele foi introduzido pelo americano Eric Ries.
Faz parte de seu conceito 
Lean Startup (ou Startup Enxuta), método para criação de startups aplicável aos empreendimentos nascentes.

Para ser um MVP, é preciso certo nível de aproximação – a “fidelidade” – com o produto final. Então, apesar de todos os MVPs serem protótipos, nem todo protótipo é maduro o bastante para ser um MVP.

Basicamente, o MVP é um produto em desenvolvimento que tem as funcionalidades mínimas definidas e é apropriado para passar por uma avaliação sobre a aceitação do público-alvo.

“Ao invés de você gastar muito dinheiro para fazer o aplicativo, site ou produto, entregue ele de forma offline para ver se os usuários que disseram gostar da solução vão realmente usá-lo”, exemplifica Bernardo Pascowitch, criador do Yubb, buscador online de investimento.

Exemplo de Prototipagem na prática

A Yubb, é uma startup inovadora que só existe como é hoje por conta de validações e protótipos – mais especificamente, MVPs.

Na primeira fase de sua prototipagem, ao buscar a validação de uma solução para o problema que identificou, Bernardo providenciou um vídeo mostrando como ia ser o Yubb no futuro. O teste, de um minuto, foi apresentado para mais de 80 pessoas. -” Mostrei uma possível solução e os usuários criticavam positiva e negativamente”, conta.

Seu próximo MVP foi pelo modo “Concierge” – quando a solução ao problema do usuário é entregue manualmente. “Criei uma landing page que perguntava ‘Quando quer investir?’ e ‘Por quanto tempo?’”, explica o empreendedor. Depois, o próprio Bernardo procurava investimentos no Brasil e enviava um arquivo “.pdf” mostrando os disponíveis.

“Comecei a cobrar as pessoas para receberem o e-mail, significa uma demonstração de muito interesse quando alguém está disposto a pagar pela sua solução”.
E não é que deu certo?! 
Segundo Bernardo, o Yubb vai muito bem no formato atual, de buscador.


Referência: Prototipagem: como funciona e como pode ajudar o negócio | Na Prática (napratica.org.br)

Comentários

Postagens mais visitadas