O que é Funil de Marketing e como construir o Funil ideal



Entenda o processo de captação do cliente
 

Com o crescimento do Marketing Digital e o surgimento de novas metodologias, os profissionais passam a desempenhar um papel mais importante, já que agora podem direcionar suas ações para públicos mais específicos, e conseguir atingi-los no momento em que sua mensagem será mais eficiente.

Você sabe o que é funil de Marketing?

Antigamente profissional de marketing dispunha de uma quantidade limitada de canais para falar com seu público, já que a comunicação era de massa e, o objetivo era alcançar o máximo de pessoas com uma única mensagem.

Atualmente o os profissionais de marketing contam com diversos recursos e ferramentas que permitem conhecer melhor as características do público e entender suas necessidades e expectativas. Desta forma é possível segmentar as campanhas para que elas sejam mais certeiras.

O objetivo é atrair pessoas que têm um maior potencial para concretizar uma compra, afinal, elas se interessam por sua marca. Ou seja, o funil de Marketing surgiu com o intuito de favorecer o trabalho e os resultados alcançados com o funil de vendas.

Com base nisso já percebemos que, esses dois funis não são a mesma coisa. Eles trabalham em conjunto complementando o trabalho um do outro, porém, seus objetivos são diferentes. Logo, as ações realizadas por cada equipe também se diferenciam.

Neste vídeo é possível entender com mais detalhes quais são as definições de funil de Marketing e funil de vendas. Desta forma será possível compreender as características de cada um e o modo como funcionam.

O funil de Marketing é um modelo que representa a jornada da sua audiência. Desde o momento em que ela tem o primeiro contato com sua empresa até estar devidamente qualificada para realizar uma compra — e até mesmo no pós-venda, em alguns casos.

A importância desse modelo é que ele possibilita ao profissional criar toda sua estratégia de maneira mais precisa, com táticas direcionadas para possíveis clientes em cada etapa do funil. Desta maneira é possível fazer uma “seleção natural” dos leads que podem se tornar clientes.

Ao fazer uma oferta de compra, temos que nos direcionar ao lead correto, já que quanto menos genérica a mensagem for, maior será a sua eficiência. Fazer uma oferta de compra para um lead que ainda não está no momento para isso, trará uma percepção negativa da sua marca. Assim como não fazer essa oferta para um lead já qualificado e pronto para comprar, é uma oportunidade desperdiçada.

Chegando ao fundo do funil, são apresentadas soluções relacionadas ao produto ou serviço da empresa e, no final do trajeto, ficam apenas os leads que tiveram seu interesse despertado e têm um grande potencial para se tornarem clientes, concretizando uma compra.

Assim, a função do funil de Marketing é chamar a atenção do público, mas fazer essa seleção por meio da mensagem certa enviada no momento correto. 

Embora as etapas do Funil de Marketing sejam as mesmas, o modo como cada um será construído é personalizado para cada empresa afim de que elas estejam de acordo com o perfil de cada negócio e do seu público-alvo. 

Confira algumas dicas para construir um funil ideal para sua marca.


Conheça o seu público
É preciso atrair e cativar o público em cada uma das etapas. Para que isso seja possível, antes de tudo, é fundamental entender o perfil do público que tem interesse nos serviços oferecidos pela sua empresa.
Algumas informações básicas como, faixa etária, classe social, poder aquisitivo, hábitos de consumo, problemas e necessidades, preferências e expectativas, são muito importantes.

Após traçar o perfil e compreender o que o seu público busca, você conseguirá criar sua Buyer Persona e elaborar campanhas que tornem o seu negócio mais atrativo, utilizando a linguagem correta para transmitir uma mensagem que realmente converse com essas pessoas.

Tenha clareza das soluções oferecidas

É imprescindível conhecer o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, para se ter clareza de que maneira aquilo é útil e soluciona os problemas do seu público. 

O foco não é vender simplesmente um produto, mas uma solução, um benefício, apresentando quais são as vantagens de optar pela sua marca em vez da concorrência. 

Produza conteúdos relevantes

É ideal produzir conteúdos que realmente sejam relevantes e que agreguem valor à sua marca.
Esses conteúdos vão educar e nutrir os seus leads, permitindo que eles compreendam o seu problema, saibam como ele precisa ser resolvido e por que a sua empresa é a parceira ideal para isso.

Crie autoridade

Dificilmente uma empresa é única em seu segmento, e por isso ela precisa se destacar da concorrência.
Para que o seu negócio tenha a preferência do público, é fundamental construir autoridade, o que começa com os conteúdos que afirmam conhecimento e experiência.

Transmita profissionalismo, demonstre que a sua empresa é boa naquilo que faz, divulgue a satisfação dos clientes, as parcerias que já foram firmadas, cases de sucesso com resultados alcançados, entre outros elementos que mostrem a competência do seu negócio.

Explore as ferramentas certas

Os profissionais de marketing, hoje, têm diversos recursos à sua disposição, mas, isso não significa que a empresa tenha que explorar todos. Até mesmo porque é ideal optar pelas ferramentas que mais se adequam às necessidades da sua marca.

Depois de conhecer o seu público e ter em mente as soluções que a sua empresa vende, você poderá definir quais são as estratégias que trarão melhores resultados, atingindo as pessoas certas no momento certo.

O conhecimento do funil de Marketing é essencial para que o profissional de Inbound Marketing consiga montar uma estratégia previsível e escalável, que alcance e guie públicos em várias das etapas do processo de decisão. Quando alinhada com o funil, ela diminui o custo de venda, atrai mais clientes e aumenta a percepção positiva da marca.

Para que o seu funil de Marketing realmente seja eficaz, você precisa das ferramentas certas.


Referência: O que é o Funil de Vendas e como montar o da sua empresa (resultadosdigitais.com.br)

Referência: Funil de Marketing: entenda o caminho de seu cliente até a compra (hubspot.com)


Comentários

Postagens mais visitadas